A mudança interna e os seus benefícios

Picture of Helena Martins

Helena Martins

Alguma vez te perguntaste porque é que algumas pessoas vivenciam uma vida plena de propósito, enquanto outras parecem acumular experiências de dor e fracasso? Pois é, embora existam muitos fatores que influenciem o sucesso e a felicidade, um dos mais importantes é a mudança interna.

Mudança interna, o que é?

Quando me refiro a mudança interna, estou obviamente a falar da transformação pessoal que ocorre ou deveria de ocorrer dentro de nós. E digo que deveria de ocorrer, porque é a mudança dos nossos pensamentos, crenças, comportamentos e atitudes que nos permite crescer e evoluir. Quando nos esforçamos para mudar internamente, podemos superar limitações e alcançar objetivos que antes pareciam impossíveis.

O teu foco determina o que vês

Há pouco tempo, uma pessoa confidenciou-me que durante quase cinco anos tinha atravessado todos os dias um parque repleto de árvores e plantas sem nunca reparar na beleza que a rodeava. Cinco anos sem se ter apercebido das marcas das estações do ano na natureza. Flores e plantas que nasceram e morreram. Árvores que se despiram das suas folhas e ramagens e voltaram a florescer. Tudo estivera ali, à frente dos seus olhos, e ela atravessara sempre o parque sem nada ver.

Mulher no parque, a andar enquanto olha para o relógio.

Isso acontecia porque a sua atenção estava centrada noutras coisas, nas inúmeras preocupações do dia-a-dia. Além disso, lembrava-se que atravessava aquele parque em passo largo, sempre atrasada e temendo comprometer o horário na empresa onde trabalhava.

Recentemente, alguém lhe chamara a atenção para a raridade e beleza de uma determinada espécie de plantas daquele parque e ela ficou chocada. Fizera aquele trajeto durante tanto tempo e nunca tinha reparado em pormenores que alguém descobrira ao visitar a zona por uma única vez. Como era possível?

Porque te estou a contar estar história? Porque vemos somente aquilo que queremos ver. Enquanto não estivermos preparados para uma mudança interna, poderemos ter acesso a todo o manancial de informação necessária para essa transformação, mas não estaremos recetivos à assimilação dessa mesma informação. A nossa atenção estará focalizada noutros assuntos e noutros interesses.

Desejar a mudança

Muitas pessoas não gostam ou não estão dispostas a fazer transformações ou mudanças na sua vida. Chegam a ridicularizar tudo o que tenha a ver com autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. É que mudar não é fácil. Mudar significa fazer algo de novo, algo a que não estamos acostumados.

Além disso, tudo o que é desconhecido para nós acaba por ser desconfortável e encarado como risco. Como a função da mente é manter-nos num nível confortável de segurança, fará uso de todos os estratagemas que possam impedir de tomar decisões encaradas como potencial risco.

Por isso, para que a mudança ocorra é preciso estar predisposto a isso. No mínimo é preciso desejar essa mudança, mesmo que seja de uma forma inconsciente.

Benefícios da mudança interna

A mudança interna é um processo contínuo e pode ser desafiador, mas os benefícios são inúmeros. Aqui estão algumas razões pelas quais a mudança interna é tão importante:

  1. Autoconhecimento: Quando começamos a mudar internamente, tornamo-nos mais conscientes dos nossos pensamentos, emoções e comportamentos. Isso ajuda-nos a entender melhor quem somos e o que realmente queremos na vida.
  2. Desenvolvimento de habilidades: A mudança interna ajuda-nos a desenvolver habilidades que podem ser úteis em todas as áreas da vida, como a comunicação eficaz, resolução de problemas e tomada de decisões eficaz.
  3. Maior resiliência: Quando somos capazes de mudar internamente, tornamo-nos mais resilientes e com capacidade para lidar com desafios e adversidades. Isso ajuda-nos a superar obstáculos e a encontrar soluções criativas para os problemas.
  4. Melhoria nos relacionamentos: A mudança interna pode melhorar significativamente os nossos relacionamentos interpessoais, ajudando-nos a ser mais compreensivos, empáticos e comunicativos com as pessoas ao nosso redor.
  5. Maior satisfação, plenitude e felicidade: Quando mudamos internamente, podemos encontrar mais satisfação e felicidade nas nossas vidas. Isso acontece porque estamos mais alinhados com os nossos valores e objetivos pessoais, o que nos permite viver uma vida mais autêntica e significativa.

A mudança interna através da dor

Não raras vezes, o interesse pelo nosso próprio desenvolvimento pessoal é somente despoletado quando somos confrontados com experiências dolorosas que, de alguma forma, nos fazem chegar a um ponto de rutura.

Em processos de dor e sofrimento intenso, ficamos receptivos à mudança. Porque se torna impossível continuar a experienciar esse grau de sofrimento. Nessas circunstâncias, somos levados a sentir que é preferível passar pelo risco do desconhecido a ficar no mesmo ponto insustentável de dor.

“A mudança acontece quando a dor de mudar é menor do que a dor de permanecer o mesmo”.

Sigmund Freud

“Quem sou eu?”; “Qual a finalidade da minha vida?”; “O que estou aqui a fazer?”; “De que vale toda esta luta?”, são algumas das perguntas que escuto com mais frequência quando alguém está a atravessar os chamados períodos de crise. Nessas alturas, tudo é colocado em questão.

Mulher embrulhada num xaile e olhando para o horizonte, perto do mar e ao entardecer. Sugere estar a passar por crise e consequente mudança interna.

Contudo, não precisas de esperar por experiências limite para proceder a mudanças internas. Podes muito bem percecionar a necessidade de aprendizagem e abrir-te de forma voluntária à mudança e ao desenvolvimento pessoal.

Caso tenhas crenças limitantes que te façam sentir que és incapaz de mudar, procura trabalhar essas crenças para que não percas oportunidades de desenvolvimento e evolução. É tudo uma questão de mindset. Adota a convicção de que és capaz, competente e único.

Neste ponto, é bom que tomes consciência que a mudança irá inevitavelmente acabar por acontecer na tua vida. Quer queiras ou não, mais tarde ou mais cedo, irás cruzar-te com pontos de viragem que te farão reconsiderar toda a tua existência.

Ser melhor pessoa através da mudança interna

As pessoas que procuram genuinamente a sua evolução, estão dispostas a trabalhar o seu próprio interior e não se poupam a esforços para melhorar o desempenho. Estão dispostas a tornar-se na melhor versão de si próprias. Procuram toda a informação disponível que possa servir de alavanca a um melhoramento contínuo das suas capacidades.

Do mesmo modo, sabem avançar na vida, apesar das inseguranças e dos medos. Sabem que somente através de mudanças e transformações é possível atingir o patamar da excelência.

A mudança interna pode parecer assustadora no início, mas é um processo que vale a pena. Se procuras crescer e evoluir, não deixes de explorar tudo o que tenha a ver com mudança interna. Aprende mais sobre ti mesmo, faz por desenvolver novas habilidades e dispõe-te a ver novas perspetivas. Com o tempo, verás como a mudança interna pode transformar a tua vida de formas surpreendentes e positivas.

*Helena Martins é Terapeuta e Coach com foco em Propósito de Vida e Transformação Pessoal. Nas suas consultas utiliza ferramentas do Life-Coaching, da Terapia Transpessoal, do Método de Louise Hay e da Psicossomática.

Partilhar:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Workbook Grátis!

Deixa o teu melhor email para receberes a oferta!