O Método de Louise Hay e o seu legado

Picture of Helena Martins

Helena Martins

O Método de Louise Hay é dirigido a todos aqueles que precisam de gerir as suas emoções, curar o seu passado e construir um padrão de pensamento mais positivo, entrando em contato com a sua sabedoria Interior.

O que é o Método de Louise Hay?

O método de Louise Hay, também conhecido como “Heal your Life” é utilizado há muitos anos em todo o mundo. É baseado numa metodologia que reúne diversos ensinamentos, exercícios e técnicas poderosas. Essa metodologia procura ajudar as pessoas a melhorar as suas vidas, resgatando-as de um ponto de extrema dor e conduzindo-as a um ponto que desejam alcançar.

Através deste método é possível identificar e transformar crenças limitadoras, aumentar a autoestima e autoconfiança, entrar em contacto com a criança Interior, libertar emoções reprimidas, considerar o perdão e a aceitação do passado, permitir a abertura ao amor e à prosperidade, melhorar os relacionamentos e a saúde, bem assim como resgatar o poder pessoal.

Apesar de poder parecer mentira que esta metodologia que se revela de uma enorme simplicidade possa apresentar tantos benefícios, o que é certo é que o Método de Louise Hay tem efetivamente contribuído para a mudança de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Aliás, esse facto é amplamente evidenciado por resultados mensuráveis.

Quem foi Louise Hay?

Louise Hay foi uma renomeada autora e conferencista americana. Foi uma das fundadoras do movimento New Age, tendo escrito inúmeros bestsellers que ajudaram e continuam a ajudar milhões de pessoas em todo o mundo. Os seus livros têm mais de cinquenta milhões de exemplares vendidos e encontram-se traduzidos em mais de vinte e cinco idiomas.

Afirmando que grande parte das doenças físicas tem origem psicossomática, Louise Hay compartilhou diversas estratégias que ensinam a derrubar as barreiras mentais que nos impedem de evoluir e alcançar a tão desejada felicidade, saúde e bem-estar.

História de vida

A sua vida não foi fácil e foi um exemplo de inspiração e superação. Aos cinco anos, foi abusada sexualmente pelo padrasto e, mais tarde, por um velho vizinho bêbado. Passou por isso a maior parte da infância a ser submetida a abusos, bem assim como sujeita a trabalho pesado. Além disso, pessoas que a rodeavam, em vez de lhe prestarem ajuda, diziam-lhe ainda que a culpa era toda dela.

Aos quinze anos fugiu de casa e aos dezasseis engravidou e acabou por entregar a criança para adoção. No seu interior tinha a perfeita noção que não tinha condições para criar essa criança. Ora antes de mais precisamos de entender que na altura Louise sofria de uma baixa autoestima. E como não tinha o mínimo respeito por si própria, a vida mais não fazia do que entregar-lhe experiências em conformidade com o que pensava e sentia.

Alguns anos depois tornou-se modelo de alta-costura e casou-se com um homem que mais tarde a haveria de trocar por uma outra mulher. Essa foi uma nova experiência dolorosa, uma vez que ocorreu numa fase em que começava a acreditar na vida.

Imagem de Louise Hay, uma das fundadoras do movimento New Age

Cancro cervical

Aos cinquenta anos recebeu o diagnóstico de cancro cervical. Mesmo perante todas estas circunstâncias infelizes, o certo é que não baixou os braços. Antes pelo contrário, analisou-se incansavelmente, revivendo todo o seu passado e tomando consciência que o seu corpo estava a reagir a todo o ódio e ressentimento acumulados ao longo de toda a sua vida.

Como consequência dessa análise interna, tornou-se claro para si que seria inútil submeter-se a cirurgias e tratamentos convencionais sem antes se libertar dos padrões mentais que tinham dado origem à doença. Então, decidiu afastar-se da cidade onde vivia, mudar de hábitos alimentares e submeter-se a terapias alternativas, enquanto continuava a trabalhar-se internamente. Refletindo sobre todos os seus padrões mentais e emocionais, procurou abrir-se ao perdão. E no final o seu esforço deu frutos pois conseguiu sentir compaixão pelo sofrimento dos pais, quando anteriormente só conseguia sentir por eles amargura e ressentimento.

Livro “Pode curar a sua vida”

Louise curou-se do cancro, dispensando intervenções cirúrgicas. Por essa altura escreveu o livro “Pode curar a sua vida”, que é certamente o seu livro mais conhecido. Se quiseres saber mais sobre a vida de Louise Hay e a sua metodologia, sugiro-te que leias esse livro.

Devo confessar que a nível pessoal, foi este livro que mudou radicalmente a minha vida. Foi depois de o ler que dei início a um longo processo de desenvolvimento pessoal que me mostraria que o meu propósito de vida passa por prestar ajuda os outros. Ou seja, sem a influência de Louise Hay eu provavelmente não estaria aqui hoje a escrever este artigo.

A história de vida e superação de Louise Hay não me impactou só a mim, impactou milhões em todo o mundo. Esta mulher excecional foi uma das primeiras pessoas a acolher e a trabalhar com doentes de sida. Isso numa altura em que pouco se sabia ainda sobre a doença e em que esses doentes eram marginalizadas por toda a sociedade.

Hay House

​Em 1987, fundou a Hay House que é a maior editora de livros de autoconhecimento do mundo. Esta editora publicou livros de Wayne Dyer, Deepak Chopra, Brian Weiss, Caroline Myss e Gregg Braden, entre muitos outros.

Morreu enquanto dormia, aos 90 anos de idade, em 30 de agosto de 2017.

Principais ensinamentos do Método

 “Amar a nós mesmos é algo que realiza milagres.”

Louise Hay

Um dos ensinamentos do Método de Louise Hay, amplamente apresentado como fazendo parte da solução para a maior parte dos problemas, é o amor próprio. Por isso, a metodologia apresenta técnicas que visam a autoaceitação. A partir dessa autoaceitação é possível a conexão com a própria sabedoria interior, podendo então a cura ocorrer.

“Os pensamentos que escolhemos pensar são as ferramentas que usamos para pintar o quadro das nossas vidas.”

Louise Hay

Este ensinamento mostra-nos que os nossos pensamentos são responsáveis por tudo o que nos acontece, quer de bom quer de mau. Por isso, todo o pensamento de Louise Hay se focaliza em frases de gentiliza, amor, perdão, gratidão e cura.

Quem se ama não se magoa a si mesmo nem aos outros. Essa é a receita para a paz mundial”.

Louise Hay

Ela procurava ensinar as pessoas a amarem-se pois acreditava que o amor pode transformar o mundo. Se alguém só tivesse amor dentro de si, como poderia magoar ou contribuir para o mal dos outros? Se todos nós nos dispuséssemos a vivenciar o amor, a paz mundial poderia então ser alcançável.

Técnicas utilizadas pelo Método de Louise Hay

Algumas técnicas utilizadas pelo Método são as afirmações positivas, o trabalho do espelho, a visualização criativa e o trabalho da Criança Interior. Louise trouxe para o Método as mesmas bases que lhe permitiram curar a sua própria vida. Por isso lhe deu o nome de “Heal your Life”, ou seja, “Cure a sua vida”.

Algumas das técnicas utilizadas pelo Método de Louise Hay: Meditação, trabalho com o espelho e cura da criança interior.

Quais os benefícios do Método de Louise Hay?

  • Identificar e aprender a reprogramar as crenças limitadoras que estão a impedir uma vida plena em todas as áreas de vida.
  • Sair de uma postura de vítima, assumindo plena responsabilidade pelo que lhe acontece.
  • Redescobrir o amor próprio e sentido de merecimento.
  • Libertação saudável de emoções negativas como culpa, ressentimento, medo e raiva.
  • Superação de padrões familiares tóxicos.
  • Abertura ao perdão genuíno que é profundamente libertador.
  • Aprender a ressignificar memórias e experiências dolorosas do passado.
  • Proceder a uma reconexão profunda com a Criança Interior.
  • Tornar-se protagonista da sua história, aprendendo a cocriar a sua própria realidade.
  • Receber apoio na criação de uma visão para o futuro desejado.

Existem perigos ao utilizar o Método de Louise Hay?

Não existem quaisquer perigos. Antes pelo contrário, o Método de Louise Hay é uma metodologia perfeita para iniciar ou aprofundar um processo de desenvolvimento pessoal. Apesar de trabalhar aspetos psicológicos e emocionais reprimidos, respeita integralmente o nível de consciência de quem o utiliza, trazendo à luz unicamente aquilo que cada um esteja preparado para enfrentar em cada fase da sua vida.

Convém ainda referir que o Método não pretende substituir medicamentos nem abordagens médicas tradicionais. Dessa forma, declara-se como uma abordagem complementar, deixando bem claro que pessoas com patologias declaradas do foro psiquiátrico, devem procurar uma abordagem terapêutica convencional.

Quem pode administrar os cursos baseados no Método de Louise Hay?

É necessário ter passado por uma certificação do Método para administrar os cursos. De uma forma geral, os facilitadores são pessoas fortemente impactadas pela vida e pela metodologia da Louise, identificando-se com a sua visão e sentido de ajuda ao próximo. Além disso, esses facilitadores estão comprometidos a proporcionar a quem os procura um ambiente seguro, de confiança e de total confidencialidade.

Conclusão

O Método de Louise Hay, também conhecido como “Heal Your Life” pretende apoiar as pessoas a sair de um ponto de dor, ajudando-as a curar os padrões negativos do passado e a criar a vida que realmente desejam alcançar. Através dos ensinamentos contidos neste Método, a sua criadora conseguiu curar-se de um cancro e trazer para a sua vida o equilíbrio mental e emocional. Foi um exemplo de superação ao transformar tanto a sua própria vida como as vidas de milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

*Helena Martins é Terapeuta e Coach com foco em Propósito de Vida e Transformação Pessoal. Nas suas consultas utiliza ferramentas do Life-Coaching, da Terapia Transpessoal, do Método de Louise Hay e da Psicossomática.

Partilhar:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Workbook Grátis!

Deixa o teu melhor email para receberes a oferta!